segunda-feira, 9 de abril de 2012

Autismo


O dia 2 de abril foi o DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.


Você sabe o que é o Autismo?

O autismo é uma síndrome (perturbação do desenvolvimento) que afeta o funcionamento normal do cérebro. Autismo está presente desde o nascimento e tem uma influência em como um indivíduo aprende. A pessoa é geralmente diagnosticada por volta dos três anos de idade e continua autista até a idade adulta. Indivíduos com autismo frequentemente possuem dificuldades com as habilidades de comunicação, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente).
Como os sintomas do autismo variam muito, hoje em dia adota-se o termo Transtorno do Espectro Autista, que envolve o próprio Autismo (cujos sintomas vão dos casos mais graves aos mais leves) e outras síndromes, como Rett e Asperger. Estes diagnósticos refletem diferentes graus de severidade em relação aos sintomas.


As características mais comuns, porém não cruciais da síndrome, incluem: falta de contato visual, o distanciamento social, dificuldade em expressar as necessidades verbalmente, a repetição de palavras ou frases, e a resposta inapropriada ou diferente a estímulos sensoriais. É importante ter em mente que há uma mudança nos comportamentos ao longo do tempo quando a criança se desenvolve e aprende.
Quando dizemos que uma pessoa tem autismo é porque o cérebro dela funciona de forma diferente. Esta pessoa pode, em alguns momentos, sentir e pensar de uma forma diferente da nossa.
Mas, a pessoa com autismo pode gostar das mesmas coisas que nós, como ir à praia, correr, pular e ter amigos. A pessoa com autismo pode ter alguns comportamentos que nós não entendemos, mas ela só está procurando entender o mundo à volta dela de uma maneira diferente da nossa. Algumas pessoas com autismo não conseguem falar, ou têm uma grande dificuldade para expressar o que estão sentindo ou precisando, por isso, elas podem se sentir frustradas e parecer que estão bravas.
As pessoas com autismo precisam muito da nossa ajuda e compreensão para poderem aprender sobre nós e nós sobre elas, assim poderemos ser todos amigos e descobrir pontos de vistas que jamais imaginaríamos.

Você pode ser amigo de uma pessoa com autismo!



Pra nós, da Azevedo, “Tudo bem ser Diferente”:










Nenhum comentário:

Postar um comentário